To see a world in a grain of sand and heaven in a wild flower Hold infinity in the palms of your hand and eternity in an hour (William Blake)
Tuesday, October 03, 2006
Hamburguer
A história do Hamburger começa no tempo dos Mongois (século XIII) que carregavam bolinhos de carne de cordeiro ou carneiro como suprimento. Os viajantes mongois costumavam colocar a carne sob a cela. Ao longo da viagem a carne seria amaciada com o galope e posteriormente consumida ainda crú. Quando os mongois invadiram Moscou, essa comida foi levada e adotada, sendo chamada de "bife tártaro", referindo-se aos invasores que também eram conhecidos como Tártaros. Mais tarde, a comida foi levada para Hamburgo na Alemanha, por meio de navios que visitavam os portos bálticos russos. Por ser uma comida simples e barata, foi rapidamente adotada pelos trabalhadores do região portuária de Hamburgo, e em decorrência do grande comércio com os Estados Unidos, a comida foi parar em Nova York, onde foi pela primeira vez, grelhada e chamada de "bife à moda de Hamburgo", ou simplesmente, "Hamburger", o que faz referência ao modo alemão de chamar as comidas típicas, como por exemplo, a comida típica de Frankfurt (o cachorro-quente) é chamada "Frankfurter" e "Berliner" como é chamado o doughnut.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
sobre o dicotomia: eu acho lindo que uma palavra possa significar uma coisa e o oposto dessa mesma coisa.
sobre o hamburger: outra coisa que eu acho linda é a gente aqui no Brasil comer hamburguer porque os Mongóis carregavam bolinhos de carne 8 séculos atrás.
Post a Comment