Tuesday, September 19, 2006

Música para Cordas, Percussão e Celesta de Béla Bartók

A música para cordas, percussão e celesta de Béla Bartók, Sz. 106, BB 114, é umas das composições mais conhecidas desse compositor Húngaro. Foi comussionada por Paul Sacher para a celebração do décimo aniversário da Orquestra de Câmara de Basel, sendo datada de 7 de Setembro de 1936. A primeira performance pública da música foi em 21 de Janeiro de 1937, pela Orquestra de Câmara de Basel conduzida por Sacher. Foi publicada no mesmo ano pela Universal Edition.

Bartók utilizou a proporção áurea1 para organizar suas composições em vários níveis, tais como proporção entre durações de movimentos de uma obra, de seções de um mesmo movimento, formas de compasso, relações entre notas dentro de uma melodia e até proporções entre alturas.

Em uma peça para clarineta, piano e violino (Contrastes), o movimento lento era uma melodia folclórica húngara, mas em compasso de 13/8 (13 colcheias). O compasso é formado de duas metades, uma de 5 e outra de 8 colcheias. A de 8 é dividida em 2 grupos, um de 3 outro de 5 e a de 5 em dois grupos, de 2 e de 3. Em geral, todas as peças dele contem estas proporções, mesmo que o ouvinte não perceba (o mesmo problema levantado por Leonardo Da Vinci).



1. É fácil mostrar que a razão entre os termos da seqüência de Fibonacci tente para a razão áurea.

No comments: